top of page

A Maçonaria Inglesa no Brasil

A Grande Loja Distrital Inglesa

Os primeiros Maçons Ingleses chegaram ao Brasil após a abertura dos portos por Dom João VI, no ano de 1808, eles inicialmente participaram das Lojas do Grande Oriente do Brasil mas depois formaram suas próprias Lojas Maçônicas em território brasileiro, trabalhando no idioma inglês. Elas foram denominadas e numeradas como Lojas do rito de York. 

​

Em 1912, mediante um tratado entre o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja Unida da Inglaterra, elas foram agrupadas sob uma Grande Secretaria de Rito denominada “Grande Capítulo do Rio de York”, situação que durou até 1935, quando o Grande Oriente do Brasil autorizou a formação aqui no Brasil de uma Grande Loja Distrital Inglesa.

​

A Maçonaria é uma das Ordens Fraternais mais antigas do Mundo, uma instituição global com mais de 300 anos, formada por pessoas de todas as classes sociais, suas tradições, ritos e símbolos transmitem lições preciosas e significativas para toda a vida.

​

O caminho dos Maçons é orientado por quatro valores, a Integridade, a Amizade, o Respeito e o Serviço, como meta maior está a busca da felicidade da humanidade e como meio acredita-se na lapidação do Eu, sendo o Maçom portanto um indivíduo comprometido a ser o melhor que pode ser, para isso nos trabalhos e estudos Maçônicos quatro virtudes são foco a temperança, a fortaleza, a prudência e a justiça. 

​

Ao longo das atividades desenvolvidas os membros da Maçonaria tem inúmeras oportunidades para ampliar o círculo de amigos e criar ligações duradouras com pessoas que possuem interesses comuns. Aos que gostam de viajar e mudar de ares a Maçonaria é como um grupo de amigos em todos os lugares que você for, prontos para você compartilhar suas experiências e sempre dispostos a te ouvir.

​

A ampliação da autoconfiança, desenvolvimento do caráter e habilidades tais como falar em público são ricamente estimuladas tornando a Maçonaria um ambiente propício e guia para o surgimento de pessoas prósperas, lideres e figuras de destaque social.

​

O serviço voluntário está no coração da Maçonaria, doar o tempo, os recursos e as habilidades é pedra fundamental, seja em ações junto a organizações públicas ou comunitárias,  participação em eventos ou arrecadação de fundos para causas de caridade, o que torna seus membros profundamente conectados com suas comunidades.

 

O sigilo e a confidencialidade que predomina na Maçonaria não é difere daquele que existe nas grandes empresas, ou na relação médico-paciente, advogado-cliente, padre-confessor, trata-se de uma necessidade e dever ético de não revelar ou divulgar fatos e assuntos, no estilo dos acordos de confidencialidade conhecidos também como NDA (Non-Disclosure Agreement).

​

Você está curioso em saber o que acontece em uma reunião de loja Maçônica? 

​

bottom of page